O QUE PODEMOS APRENDER COM O MUNDO DA AVIAÇÃO

Há alguns meses tive a grata oportunidade de visitar a UniAzul, a Universidade Corporativa da Azul Linhas Aéreas, criada com o objetivo de desenvolver competências dos colaboradores da empresa, oferecendo cursos e treinamentos que visam aprimorar o desempenho profissional e pessoal, alinhados com a cultura e os valores da Azul.

Além de ter conhecido as suas instalações maravilhosas, localizadas em Campinas (SP), com recursos tecnológicos e com várias salas de aulas voltadas para a formação e reciclagem de pilotos, comissários de bordo e de seus colaboradores, tive a belíssima experiência de entrar em um simulador de voo, que corresponde ao modelo Embraer 190, e que vivi alí a tensão e o prazer de decolar, voar e pousar uma aeronave por meio de um painel de controle extremamente complexo, uma tela gigantesca que é exatamente a réplica do que os pilotos veem do lado de fora em um voo (como nuvens, cidade, ou seja, o mundo visto do céu) e, claro, sentindo os movimentos praticamente reais da aeronave em movimento.

Uma experiência indescritível!

Aqui cabe explicar que o simulador é uma experiência imersiva que traz um nível de realismo muito próximo a 100% da realidade que pilotos vivenciam no seu dia a dia. Um recurso tecnológico altamente avançado.

Neste dia, fomos acompanhados pelo Comandante Goar Duarte, que compartilhou comigo um pouco sobre a sua experiência no mundo da aviação, e como hoje eles trabalham na estratégia de preparação de toda a tripulação da Azul.

É de cair o queixo.

Interior da cabine do simulador Airbus, também no pátio de simuladores da UniAzul

O mundo aéreo é lindo e altamente delicado. A tripulação precisa estar permanentemente preparada pera lidar com eventuais variáveis incontroláveis, e este time deve estar muito bem preparado para qualquer anormalidade que surja, afinal, são vidas que estão em jogo.

Conversando com o Comandante Goar, ele me trouxe alguns pontos muito importantes a serem considerados na preparação dos pilotos: Treinamento constante, reciclagem de informação, normas e procedimentos globais que devem ser seriamente seguidos e um time de instrutores altamente competentes que tem a missão de capacitar a tripulação e acompanhá-la em sua formação.

Para cada experiência dentro do simulador existe uma conversa prévia (briefing) e posterior (debriefing) para a análise daquele voo simulado e quais aprendizados os tripulantes obtiveram durante a experiência.

De acordo com o Comandante, a aviação aplica o que chamamos de CBTA: Competency Based Training and Assessment. Um programa altamente rigoroso de preparação e acompanhamento da tripulação.

A grosso modo, podemos dizer que este programa identificou 9 competências necessárias e que, são totalmente aplicáveis em qualquer indústria, negócio e segmento de mercado:

APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS: Temos que entender que para quaisquer projetos que estejamos lidando, precisamos conhecer cada etapa da operação e quais procedimentos devem ser feitos nela, respeitando a sua ordem, o tempo que cada uma leva e as pessoas envolvidas. Pular etapas não é saudável e pode comprometer o sucesso do negócio.

Muitas vezes, por questões de falta de tempo, líderes e gestores pedem para que suas equipes acelerem as etapas, ou pulem fases, simplesmente porque existe um deadline a ser cumprido e que o mais importante é chegar no final dentro do prazo imposto. Isto é perigosíssimo, uma vez que, se as etapas e procedimentos existem, é porque já foi provado que elas são extremamente importantes para garantirem a qualidade e a eficiência do trabalho/negócio. Acelerar processos nem sempre significa ser competente na entrega de uma tarefa. Cuidado!

Neste caso, o melhor a se fazer é negociar prazos, estabelecer acordos. E nunca, nunca pular nenhuma fase do desenvolvimento da tarefa. Elas garantem a segurança, performance e a qualidade do produto final a ser entregue.

COMUNICAÇÃO: Já imaginou uma comunicação ruim entre o piloto de um voo com a torre de controle? Melhor nem imaginar, não é? Não menos importante é a comunicação entre todos os tripulantes de maneira clara e harmônica e que todos estejam seguros do que precisa ser feito. É o que a aviação chama de CRM – Crew Resourse Management.

A comunicação é o combustível para avançar em qualquer tarefa dentro de uma empresa. Manter os seus superiores e seus pares informados, alinhar ações táticas com o seu time, e manter o senso colaborativo entre todas as partes é o que fará com que toda e qualquer estratégia avance.

A comunicação nos ajuda a prever cenários, a agir em momento de imprevistos, a corrigirmos a rota quando necessário. Sem ela a chance de insucesso é praticamente certa.

GERENCIAMENTO DE VOO MANUAL: aqui é como aquele pintor que usa toda a sua arte manual para pintar aquela tela linda do quadro. São as técnicas que ele coloca em prática, aliadas com a experiência, feeling e muito aprendizado ao longo do tempo. Busca-se pela alta performance com segurança. É quando o profissional realmente mostra por meio de suas habilidades que ele domina o que faz, cuidando de cada etapa que está sob a sua responsabilidade, com um olhar clínico, e não deixando escapar nada.

É onde vemos de fato no que as pessoas são realmente boas em fazer.

GERENCIAMENTO DE VOO AUTOMÁTICO: uma vez já estabelecido o processo, cuidando primorosamente de cada etapa, neste momento é que o profissional já consegue apenas acompanhar o que está sendo feito, sem ter a necessidade de ele próprio colocar a mão na massa. Mas antes, lembre-se, ele teve que desenhar toda a rota, saber quais ferramentas são necessárias para cada etapa, testar, testar de novo, até ter certeza de que está tudo sob controle, e daí sim, ele pode automatizar o processo, acompanhar e monitorar – e isto é fundamental – de perto como as coisas estão se saindo.

É extremamente perigoso ligar o piloto automático antes do tempo, antes de o líder estar seguro de sua equipe, antes de o profissional ter a certeza que todos os processos da tarefa estão alinhados, ajustados, testados e funcionando muito bem.

LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPE: O comandante de um voo precisa ter a certeza de que toda a tripulação está preparada, alinhada para enfrentar qualquer tipo de situação.

O maior bem de uma empresa são as pessoas. É por meio delas que tudo acontece. Até mesmo numa empresa automotiva em que robôs fazem a pintura dos carros, eles precisam ser comandados por pessoas. Não existe forma nenhuma de sucesso se não valorizarmos o intelecto e talento de nossas equipes, portanto o papel da liderança é fundamental, seja para extrair e preparar o time para desenvolverem os softskills necessários, como também treiná-los e orientá-los sobre a parte dos hardskills.

GERENCIAMENTO DA CARGA DE TRABALHO:Faz-se necessário para os líderes de hoje gerenciar todas as tarefas, tomando o cuidado de não ficarem presos muito tempo na parte operacional e dedicarem pouco tempo para o que é estratégico ao negócio. É importante delegar e acompanhar para que haja mais tempo para que este líder possa pensar de forma mais ampla no que de fato possa agregar para a empresa. Ficar microgerenciando as tarefas do time não vão ajudar na evolução do negócio, pode frustrar as pessoas por não se sentirem livres para trabalhar, e limita este próprio líder a assumir responsabilidades mais abrangentes e que estejam voltadas para o próprio nível dele dentro da organização.

Dentro deste gerenciamento de tempo há de se chamar a atenção também para 2 importantes pontos: dedicar um tempo para cuidar e valorizar a sua equipe, e também um tempo para viver a sua vida fora da empresa. Qualidade de vida tem sido um ponto cada vez mais relevante na saúde dos profissionais de hoje e muitas pessoas ignoraram isto. Só que às vezes as consequências podem ser muito sérias (alto estresse, depressão, burnout), e às vezes irreversíveis. Além de a falta de gerenciamento da carga de trabalho poder gerar um cansaço mental do líder, comprometendo a qualidade e os objetivos da empresa.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADAS DE DECISÃO: Você gestor só pode lidar com esta competência se estabelecer um ritmo de trabalho saudável para a sua vida. Por isso delegar (e não “delargar”) é importante. Você só vai conseguir ter uma tomada de decisão assertiva se tiver tempo para analisar os cenários, ou até dedicar-se mais de forma estratégica ao negócio. Problemas sempre existiram e sempre irão existir em qualquer empresa, em qualquer lugar. Mas para isso há de se ter maturidade e senioridade para saber lidar com cada situação, buscar as pessoas certas para te ajudar neste processo e consultar pessoas e mentores que o ajude a clarear as ideias. Para isso, novamente, voltamos ao item anterior, ou seja, há de se administrar bem o seu tempo para se dedicar a ampliar a sua visão estratégica sobre seu papel e sobre o negócio, para que aí sim, esteja preparado e maduro para as resoluções de problemas que possam surgir.

CONSCIÊNCIA SITUACIONAL: O líder de hoje jamais pode ficar dentro de seu cluster. Ele precisa circular, praticar a empatia de entender as outras áreas, papéis de outras pessoas e com isso obter uma visão ampla sobre todo o negócio. É importante entender como funciona o mercado onde atua, oportunidades e ameaças deste mercado, como anda a sua empresa diante destes cenários e de que forma a sua área pode contribuir para a evolução do negócio.

Também aqui é importante entender o momento da empresa. Desafios para atingir o faturamento, a lucratividade, se estão havendo mudanças internas na cultura organizacional e como ele, líder, pode começar por observar o panorama e agir de forma positiva e proativa neste momento. Estar preparado para mudanças e saber gerenciá-las em seu time faz parte do papel deste profissional.

CONHECIMENTO: Sem aprender não tem como crescer. A aprendizagem e melhoria contínua deve estar presente em todos os perfis profissionais, inclusive nos papéis da liderança. O conceito de Life Longing Learning nunca esteve tão alto como nos dias atuais, porém ele sempre foi uma verdade desde que o mundo é mundo. O aprendizado ao longo da vida é algo que só acaba quando deixamos este mundo, e deve ser encarado de forma séria e muito responsável por cada um de nós.

Presidentes e CEOs de grandes organizações ainda frequentam salas de aula porque sabem que o conhecimento, quando não é abastecido, se torna obsoleto em algum momento. É importante estarmos sempre em processo de aprendizagem, seja por meio de leituras, cursos, vídeos e até networking. O importante é termos fome por aprender, seja em assuntos relacionados ao seu trabalho diretamente, ao mercado onde você está atuando e seja por assuntos do mundo que possam de alguma forma te ajudar a expandir sua consciência e que te leve a uma maturidade e repertório capazes de agregar nas soluções do seu papel neste mundo, onde você estiver e em qual posição executiva você ocupar.

Por fim, podemos entender que mundo da aviação serve de grande referência para nós, no que tange a introduzir no nosso dia a dia atitudes que nos levam a alta performance, de forma segura, ética, coerente e que agregue não só para o mercado onde atuamos, mas principalmente, para a nossa vida.

Não poderia encerrar este artigo sem agradecer à Azul Linhas Aéreas e toda a equipe da UniAzul pela receptividade, cuidado e atenção que nos deram nesta visita, e muito meu obrigada especial ao Comandante Goar Duarte e Comandante Guilherme Holtmann por nos abrirem as portas desta grande empresa referência no mundo aeronáutico.

Momento em que saímos do simulador Embraer 190, com Comandante Goar Duarte no centro da foto e Maurício Pontes (Estrategista, Gestor de Crises e Especialista em Riscos Complexos) na direita.

Referência bibliográfica:

Manual of Evidence-based Training – International Civil Aviation Organization