Há alguns meses tive a grata oportunidade de visitar a UniAzul, a Universidade Corporativa da Azul Linhas Aéreas, criada com o objetivo de desenvolver competências dos colaboradores da empresa, oferecendo cursos e treinamentos que visam aprimorar o desempenho profissional e pessoal, alinhados com a cultura e os valores da Azul.
Além de ter conhecido as suas instalações maravilhosas, localizadas em Campinas (SP), com recursos tecnológicos e com várias salas de aulas voltadas para a formação e reciclagem de pilotos, comissários de bordo e de seus colaboradores, tive a belíssima experiência de entrar em um simulador de voo, que corresponde ao modelo Embraer 190, e que vivi alí a tensão e o prazer de decolar, voar e pousar uma aeronave por meio de um painel de controle extremamente complexo, uma tela gigantesca que é exatamente a réplica do que os pilotos veem do lado de fora em um voo (como nuvens, cidade, ou seja, o mundo visto do céu) e, claro, sentindo os movimentos praticamente reais da aeronave em movimento.
Uma experiência indescritível!
Aqui cabe explicar que o simulador é uma experiência imersiva que traz um nível de realismo muito próximo a 100% da realidade que pilotos vivenciam no seu dia a dia. Um recurso tecnológico altamente avançado.
Neste dia, fomos acompanhados pelo Comandante Goar Duarte, que compartilhou comigo um pouco sobre a sua experiência no mundo da aviação, e como hoje eles trabalham na estratégia de preparação de toda a tripulação da Azul.
É de cair o queixo.
O mundo aéreo é lindo e altamente delicado. A tripulação precisa estar permanentemente preparada pera lidar com eventuais variáveis incontroláveis, e este time deve estar muito bem preparado para qualquer anormalidade que surja, afinal, são vidas que estão em jogo.
Conversando com o Comandante Goar, ele me trouxe alguns pontos muito importantes a serem considerados na preparação dos pilotos: Treinamento constante, reciclagem de informação, normas e procedimentos globais que devem ser seriamente seguidos e um time de instrutores altamente competentes que tem a missão de capacitar a tripulação e acompanhá-la em sua formação.
Para cada experiência dentro do simulador existe uma conversa prévia (briefing) e posterior (debriefing) para a análise daquele voo simulado e quais aprendizados os tripulantes obtiveram durante a experiência.
De acordo com o Comandante, a aviação aplica o que chamamos de CBTA: Competency Based Training and Assessment. Um programa altamente rigoroso de preparação e acompanhamento da tripulação.
A grosso modo, podemos dizer que este programa identificou 9 competências necessárias e que, são totalmente aplicáveis em qualquer indústria, negócio e segmento de mercado:
APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS: Temos que entender que para quaisquer projetos que estejamos lidando, precisamos conhecer cada etapa da operação e quais procedimentos devem ser feitos nela, respeitando a sua ordem, o tempo que cada uma leva e as pessoas envolvidas. Pular etapas não é saudável e pode comprometer o sucesso do negócio.
Muitas vezes, por questões de falta de tempo, líderes e gestores pedem para que suas equipes acelerem as etapas, ou pulem fases, simplesmente porque existe um deadline a ser cumprido e que o mais importante é chegar no final dentro do prazo imposto. Isto é perigosíssimo, uma vez que, se as etapas e procedimentos existem, é porque já foi provado que elas são extremamente importantes para garantirem a qualidade e a eficiência do trabalho/negócio. Acelerar processos nem sempre significa ser competente na entrega de uma tarefa. Cuidado!
Neste caso, o melhor a se fazer é negociar prazos, estabelecer acordos. E nunca, nunca pular nenhuma fase do desenvolvimento da tarefa. Elas garantem a segurança, performance e a qualidade do produto final a ser entregue.
COMUNICAÇÃO: Já imaginou uma comunicação ruim entre o piloto de um voo com a torre de controle? Melhor nem imaginar, não é? Não menos importante é a comunicação entre todos os tripulantes de maneira clara e harmônica e que todos estejam seguros do que precisa ser feito. É o que a aviação chama de CRM – Crew Resourse Management.
A comunicação é o combustível para avançar em qualquer tarefa dentro de uma empresa. Manter os seus superiores e seus pares informados, alinhar ações táticas com o seu time, e manter o senso colaborativo entre todas as partes é o que fará com que toda e qualquer estratégia avance.
A comunicação nos ajuda a prever cenários, a agir em momento de imprevistos, a corrigirmos a rota quando necessário. Sem ela a chance de insucesso é praticamente certa.
GERENCIAMENTO DE VOO MANUAL: aqui é como aquele pintor que usa toda a sua arte manual para pintar aquela tela linda do quadro. São as técnicas que ele coloca em prática, aliadas com a experiência, feeling e muito aprendizado ao longo do tempo. Busca-se pela alta performance com segurança. É quando o profissional realmente mostra por meio de suas habilidades que ele domina o que faz, cuidando de cada etapa que está sob a sua responsabilidade, com um olhar clínico, e não deixando escapar nada.
É onde vemos de fato no que as pessoas são realmente boas em fazer.
GERENCIAMENTO DE VOO AUTOMÁTICO: uma vez já estabelecido o processo, cuidando primorosamente de cada etapa, neste momento é que o profissional já consegue apenas acompanhar o que está sendo feito, sem ter a necessidade de ele próprio colocar a mão na massa. Mas antes, lembre-se, ele teve que desenhar toda a rota, saber quais ferramentas são necessárias para cada etapa, testar, testar de novo, até ter certeza de que está tudo sob controle, e daí sim, ele pode automatizar o processo, acompanhar e monitorar – e isto é fundamental – de perto como as coisas estão se saindo.
É extremamente perigoso ligar o piloto automático antes do tempo, antes de o líder estar seguro de sua equipe, antes de o profissional ter a certeza que todos os processos da tarefa estão alinhados, ajustados, testados e funcionando muito bem.
LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPE: O comandante de um voo precisa ter a certeza de que toda a tripulação está preparada, alinhada para enfrentar qualquer tipo de situação.
O maior bem de uma empresa são as pessoas. É por meio delas que tudo acontece. Até mesmo numa empresa automotiva em que robôs fazem a pintura dos carros, eles precisam ser comandados por pessoas. Não existe forma nenhuma de sucesso se não valorizarmos o intelecto e talento de nossas equipes, portanto o papel da liderança é fundamental, seja para extrair e preparar o time para desenvolverem os softskills necessários, como também treiná-los e orientá-los sobre a parte dos hardskills.
GERENCIAMENTO DA CARGA DE TRABALHO:Faz-se necessário para os líderes de hoje gerenciar todas as tarefas, tomando o cuidado de não ficarem presos muito tempo na parte operacional e dedicarem pouco tempo para o que é estratégico ao negócio. É importante delegar e acompanhar para que haja mais tempo para que este líder possa pensar de forma mais ampla no que de fato possa agregar para a empresa. Ficar microgerenciando as tarefas do time não vão ajudar na evolução do negócio, pode frustrar as pessoas por não se sentirem livres para trabalhar, e limita este próprio líder a assumir responsabilidades mais abrangentes e que estejam voltadas para o próprio nível dele dentro da organização.
Dentro deste gerenciamento de tempo há de se chamar a atenção também para 2 importantes pontos: dedicar um tempo para cuidar e valorizar a sua equipe, e também um tempo para viver a sua vida fora da empresa. Qualidade de vida tem sido um ponto cada vez mais relevante na saúde dos profissionais de hoje e muitas pessoas ignoraram isto. Só que às vezes as consequências podem ser muito sérias (alto estresse, depressão, burnout), e às vezes irreversíveis. Além de a falta de gerenciamento da carga de trabalho poder gerar um cansaço mental do líder, comprometendo a qualidade e os objetivos da empresa.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADAS DE DECISÃO: Você gestor só pode lidar com esta competência se estabelecer um ritmo de trabalho saudável para a sua vida. Por isso delegar (e não “delargar”) é importante. Você só vai conseguir ter uma tomada de decisão assertiva se tiver tempo para analisar os cenários, ou até dedicar-se mais de forma estratégica ao negócio. Problemas sempre existiram e sempre irão existir em qualquer empresa, em qualquer lugar. Mas para isso há de se ter maturidade e senioridade para saber lidar com cada situação, buscar as pessoas certas para te ajudar neste processo e consultar pessoas e mentores que o ajude a clarear as ideias. Para isso, novamente, voltamos ao item anterior, ou seja, há de se administrar bem o seu tempo para se dedicar a ampliar a sua visão estratégica sobre seu papel e sobre o negócio, para que aí sim, esteja preparado e maduro para as resoluções de problemas que possam surgir.
CONSCIÊNCIA SITUACIONAL: O líder de hoje jamais pode ficar dentro de seu cluster. Ele precisa circular, praticar a empatia de entender as outras áreas, papéis de outras pessoas e com isso obter uma visão ampla sobre todo o negócio. É importante entender como funciona o mercado onde atua, oportunidades e ameaças deste mercado, como anda a sua empresa diante destes cenários e de que forma a sua área pode contribuir para a evolução do negócio.
Também aqui é importante entender o momento da empresa. Desafios para atingir o faturamento, a lucratividade, se estão havendo mudanças internas na cultura organizacional e como ele, líder, pode começar por observar o panorama e agir de forma positiva e proativa neste momento. Estar preparado para mudanças e saber gerenciá-las em seu time faz parte do papel deste profissional.
CONHECIMENTO: Sem aprender não tem como crescer. A aprendizagem e melhoria contínua deve estar presente em todos os perfis profissionais, inclusive nos papéis da liderança. O conceito de Life Longing Learning nunca esteve tão alto como nos dias atuais, porém ele sempre foi uma verdade desde que o mundo é mundo. O aprendizado ao longo da vida é algo que só acaba quando deixamos este mundo, e deve ser encarado de forma séria e muito responsável por cada um de nós.
Presidentes e CEOs de grandes organizações ainda frequentam salas de aula porque sabem que o conhecimento, quando não é abastecido, se torna obsoleto em algum momento. É importante estarmos sempre em processo de aprendizagem, seja por meio de leituras, cursos, vídeos e até networking. O importante é termos fome por aprender, seja em assuntos relacionados ao seu trabalho diretamente, ao mercado onde você está atuando e seja por assuntos do mundo que possam de alguma forma te ajudar a expandir sua consciência e que te leve a uma maturidade e repertório capazes de agregar nas soluções do seu papel neste mundo, onde você estiver e em qual posição executiva você ocupar.
Por fim, podemos entender que mundo da aviação serve de grande referência para nós, no que tange a introduzir no nosso dia a dia atitudes que nos levam a alta performance, de forma segura, ética, coerente e que agregue não só para o mercado onde atuamos, mas principalmente, para a nossa vida.
Não poderia encerrar este artigo sem agradecer à Azul Linhas Aéreas e toda a equipe da UniAzul pela receptividade, cuidado e atenção que nos deram nesta visita, e muito meu obrigada especial ao Comandante Goar Duarte e Comandante Guilherme Holtmann por nos abrirem as portas desta grande empresa referência no mundo aeronáutico.
Referência bibliográfica:
Manual of Evidence-based Training – International Civil Aviation Organization