A qualidade do tempo na Era do Coronavírus

Em tempos de COVID 19 há quem acredite que o ”estar em casa” traz mais tempo… Tempo pra dormir mais, tempo pra ver aquela série que gosta, tempo pra família, para acompanhar a vida dos outros pelas mídias sociais e por aí vai … Será?

Também tem aqueles que acreditam que a quarentena tem exigido mais das pessoas em termos da qualidade dos seus trabalhos/projetos. Afinal, se você está o tempo todo em casa, não havendo a necessidade de se deslocar ou perder tempo num trânsito caótico de uma grande capital por exemplo, ou não tem a necessidade de fazer 1 hora de almoço, já que consegue preparar algo rápido em sua própria cozinha, então sim, é possível esticar aquele call por mais 1 hora pelo menos; é possível, atender uma ligação do seu chefe às 19h45… Será?

O fato de todos estarmos em casa não significa que não haja a necessidade de termos um mínimo de planejamento necessário. É preciso colocarmos limites nas ações e nos compromissos para que haja equilíbrio em nossa vida tanto profissional quanto pessoal.

Sim, é importante levantarmos cedo, tomarmos o café da manhã, e fazermos uma programação seguindo critérios de horários, como se estivéssemos trabalhando em nossos escritórios, pois desta forma, conseguimos manter o mínimo de rotina possível e cumprir os compromissos estabelecidos com nossa empresa, com nossos líderes e clientes de forma respeitosa e profissional, evitando a procrastinação tão sedutora que muitas vezes acaba nos tentando por esses dias…

E sim, é possível e necessário fazermos nosso horário de almoço, nos dedicarmos à uma alimentação saudável, correr um pouco na esteira, bater aquele papo gostoso com a esposa, brincar de quebra-cabeças com o filho, poder ouvir notícias do mundo, e não só aquelas ligadas ao Coronavírus, mas também aquelas que nos distraem de forma positiva, que tragam um certo humor para nosso dia, ajudando nossos pensamentos a enviarem energias boas e positivas. Como diz a física quântica: pensamentos positivos ajudam a criar mundos melhores, mais saudáveis e nos ajudam a irmos de encontro com aquilo que queremos…

A qualidade do nosso tempo independe da situação em que nos encontramos. Estando em casa ou no trabalho, ou iniciando um novo emprego ou até mesmo começando um projeto novo, todos estes cenários pedem que nós tenhamos dedicação sim, mas com bom senso, para que consigamos produzir resultados positivos nos nossos trabalhos, e ao mesmo tempo mantermos uma boa saúde física e mental para desfrutarmos com aqueles que mais amamos: filhos, cônjuges, pais, amigos que moram juntos, ou até mesmo os que estão mais distantes, mas que fazem questão de manter um contato virtual semanalmente.

Nada em excesso é positivo. Então, vamos tomar cuidado com o desequilíbrio, com o descontrole do nosso tempo… o que agora pode parecer ser o correto, lá na frente pode nos trazer consequências as quais possamos nos arrepender e que o tempo não nos permitirá regressar para consertar.